Medicina e dietética medieval: o Regimento do Corpo de Aldobrandino de Siena

SEMINÁRIO | 7 novembro | 18h00 | BIBLIOTECA DA AJUDA | Entrada livre

Oitavo encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado", iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

No início do século XIII, Aldobrandino de Siena, físico italiano ao serviço da corte francesa, escreve a obra conhecida como Le Régime du corps ou Le Régime de Santé. Realizado a pedido da condessa da Provença, Beatriz de Sabóia, o livro aborda os principais preceitos de saúde e de dietética necessários para uma vida saudável, sendo considerado o primeiro livro de medicina de língua francesa. Estruturada em quatro partes, cada uma contendo vários capítulos, a obra descreve as práticas médicas, as atividades diárias, as qualidades médicas dos vários alimentos (vegetais, cereais, frutas e carnes) e a fisionomia.
Existe na Biblioteca da Ajuda uma cópia iluminada de grande qualidade do livro de Aldobrandino, até hoje pouco estudada – o códice 52-XIII-26. Para além de um frontispício exuberante, o códice apresenta 150 capitulares historiadas, alusivas ao tema dos capítulos que decoram. Este seminário explorará a riqueza visual deste códice, bem como a sua importância e impacto na cultura tardo-medieval.

A apresentação estará a cargo de Luís Campos Ribeiro, investigador do Instituto de Estudos Medievais, FCSH-UNL e licenciado em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Actualmente é bolseiro do projecto “Iluminura hebraica em Portugal durante o século XV” e está a preparar um doutoramento em História da Arte sobre iluminura nos livros de ciência medievais.

Um mês, um códice iluminado | programa

Sem comentários: