Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda

Oferta do Museu de Lamego:


  • Caminhos do Ferro e da Prata: linhas do Douro e do Minho: fototipias de Emílio Biel 1887/ [org.] Museu de Lamego; textos Michael Grey, José Pessoa, Georgina Pinto Pessoa, Manuela Vaquero. fot. departamento fotográfico e Inventário do Museu de Lamego, José Pessoa, Alexandra Pessoa. - [S. l.]: Museu de Lamego, 2013
A importância histórica da construção da via-férrea do Douro e Minho vista através de fotografias - 65 imagens, na sua maioria em fototipia, assinadas por Emilio Biel, precursor da fotografia em Portugal e dono da antiga Casa Fritz.


Foto: Sugestão Loja do Museu | Em 2014 ofereça livros

Catálogo da exposição "Caminhos do Ferro e da Prata" (patente até 30 de abril)

Visite a nossa loja de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.A exposição “Caminhos do Ferro e da Prata” reflete a inegável importância histórica da construção da via-férrea do Douro e Minho, numa coleção de fotografias reunidas num álbum originalmente concebido para a sua apresentação pública. De elevada qualidade técnica e artística, a importância deste conjunto vai muito para além dos interesses específicos do transporte ferroviário, por toda a informação que encerra ao nível da paisagem, arquitetura, traje, alfaias, embarcações e costumes.

Este álbum, entre outros, conservou-se na família Mascarenhas Gaivão, herdado do bisavô, Francisco Perfeito de Magalhães Meneses Vilas-Boas, engenheiro dos caminhos-de-ferro à data das imagens – 1887.

Numa ocasião festiva de grande significado, a empresa dos caminhos-de-ferro terá promovido a realização de um Álbum Fotográfico, certamente no Inverno de 1887 em que se concluiu a Linha do Douro, ao encontro com Espanha na ponte internacional. Pode-se ainda presumir que terá tido lugar uma viagem, ao longo desta linha e outra do Minho, podendo o fotógrafo solicitar a paragem da locomotiva onde mais lhe conviesse à “tomada de vistas”. As pessoas que o acompanhavam e outras que se encontravam em cada local eram encenadas e advertidas de que não se poderiam mover durante um determinado espaço de tempo.
A beleza das imagens, o percurso ao longo do rio Douro, os aspetos históricos e etnográficos, o caráter da região e as tradições internacionais da zona demarcada fazem desta coleção fotográfica um conjunto único, tornado agora acessível ao grande público através da sua exposição e edição de respetivo catálogo.”
 

Sem comentários: