Obras recebidas na Biblioteca da Ajuda

Oferta da Autora:

História da Ilha do Governador / Cybelle Moreira de Ipanema. - 2. ed. - Rio de Janeiro: Mauad X, 2013


"A Ilha do Governador está estreitamente ligada à História do Rio de Janeiro, do Brasil, de 
 Portugal e do planeta"



Imbricadas com a evolução dos domínios ultramarinos do reino de Portugal no século XVI a a administração dos Sás na América Portuguesa, a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de janeiro e a doação da Sesmaria da Ilha a Salvador Correia de Sá se deram em razão da tomada de posse da Coroa do território invadido pelos franceses, que sob combates em terra e mar resultou  na expulsão da presença inimiga da paisagem da Baía de Guanabara (...)

Em edição revista e ampliada, o livro História da Ilha do Governador retrata essa área do município do Rio de Janeiro desde a sua revelação ao mundo, no contexto das grandes descobertas, até a realidade sociocultural do século XXI. Com esta obra clássica, a história do Rio de Janeiro, em seus 450 anos, ganha uma distinta e específica contribuição às comemorações em 2015.

Imagem da capa: mapa do Rio de Janeiro (Baía de Guanabara)
 in: 
Roteiro de todos os sinaes conhecimentos fundos, baixios, alturas e derrotas que ha na costa do Brasil desdo Cabo de Sãto Agostinho até o Estreito de Fernão de Magalhães / [atrib.  a Luís Teixeira], [ca. 1585-1590]
B.A. 52-XII-25 

Sem comentários: