Santo José Vaz



Foi canonizado na quarta-feira, dia 14 de janeiro, o P.  José Vaz, nascido na Goa portuguesa, a 21 de abril de 1651, foi missionário no Sri Lanka onde morreu a 16 de janeiro de 1711. 

Na Biblioteca da Ajuda existem dois documentos, abaixo, que atestam os contributos do P. José Vaz, da Congregação do Oratório, para a missionação, tendo sido considerado, ainda em vida, como um grande missionário de acordo com a carta enviada pelo Vice Rei da Índia, D. Pedro António de Noronha, para o Rei, D. Pedro II, na qual destaca o papel do P. José Vaz.


 

1698, Janeiro 15, Goa
 Carta [original] do [Vice Rei da Índia, D. Pedro António de Noronha], Conde Vila Verde, para o Rei [D. Pedro II], com informação da grande utilidade que tem para as Missões a Congregação do Recolhimento de Santa Cruz dos Milagres de Goa, que já deu missionários a Ceilão como o P. Joseph Vaz "..fazendo do grande fruto e muitos progressos na vertude...", conforme se vê pelas cartas e relações juntas.
BA. 54-XI-19, n.º 41






 

1697
 Relatório dos princípios e progressos do Recolhimento dos clérigos locais congregados na Igreja de Santa Cruz dos Milagres do Monte da Boa Vista da  cidade de Goa, com as cartas das suas missões no sul.
 [Miscelanea Ultramarina]
BA. 51-VII-27, n.º 1, fls 1-17v.












51-VII-27, n.º 1, fl3v







Treslados das 2.º e 3.ª cartas do P. José Vaz
51-VII-27, n.º 1, fl 4v


 Autenticação, de época, dos treslados efectuados

1 comentário:

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Bons documentos, boa homenagem...