Incêndio devastador em biblioteca russa

A perda, no passado sábado, provocada por incêndio, de cerca de um milhão de documentos, de um acervo de dez milhões que integram Instituto Académico de Informação Científica de Ciências Sociais, em Moscovo, é uma hecatombe que já foi designada, pelo Presidente da Academia de Ciências da Rússia, como “Chernobyl cultural”, em alusão ao desastre nuclear de 1986.
Todo o mundo perde e definha, sempre que uma tragédia desta grandeza ocorre, porque se enterram, para sempre, partes vitais da existência humana, do seu longo caminhar e do seu devir, pelas possibilidades múltiplas de investigação que com esta perda cessam.
O fogo e a água que o extingue são os mais terríveis meios de destruição de livros e documentos, do património cultural, em geral, móvel ou imóvel.
É imperativo o cumprimento de todas as regras de segurança, sendo que qualquer falha, pequena ou grande, leva ao desastre, que, quase sempre, não permite recuperação.
A Biblioteca da Ajuda manifesta a sua solidariedade com os colegas russos, com todos os leitores e investigadores, em sentida mensagem de alento.

Sem comentários: