Ramalho Ortigão (Porto, 1836 - Lisboa, 1915); Director da Biblioteca da Ajuda (1895 -1911)

(...)

Então se procurou pela segunda vez reconstituir a Bibliotheca Real nas suas antigas casas pombalinas da Ajuda por meio de successivas contribuições, que passo a referir: livros provenientes do Desembargo do Paço , um exemplar de cada uma das obras impressas, sob a censura d’aquelle tribunal desde 1813 até 1833; livros vindos da Bibliotheca Publica, a qual entregou  um exemplar de cada uma das obras que possuia em duplicado; livros procedentes da Typographia Regia, // [f.6v.] livros em 1826 offerecidos a El Rei por Pedro de Mello Breyner, toda a sua livraria de cerca de quatro mil volumes; livros que em 1831 vieram do Collegio dos Nobres, tendo anteriormente pertencido à companhia de Jesus, cerca de oito mil volumes entre os quaes o Codice do Cancioneiro, dminuido de algumas folhas que mais tarde se lhe anexaram vindas da Bibliotheca d'Evora; finalmente as livrarias legalmente encorporadas na da Ajuda como a da Rainha D. Carlota Joaquina e a da princesa D. Maria Benedita.//
[f.7r] Em 1831 era de 17 o numero dos empregados na Bibliotheca da Ajuda: 1 bibliothecario, 13 officiaes e 3 serventes. Em 1 d’Agosto de 1839 Alexandre Herculano é nomeado bibliothecario de El Rei D. Fernando, encarregado  da Bibliotheca da Ajuda interinamente no impedimento do Padre António Nunes. Em 1855, por ocasião da aclamação de El Rei D. Pedro V vem para a Ajuda os livros da Congregação do Oratório, que haviam ficado no Convento das Necessidades desde 1833. Estes livros, por não // [f.7v.] haver nas casas da Bibliotheca espaço em que se acomodassem, ficaram em montão nas casas do andar terreo do Paço, nas quaes mais tarde se estabeleceram os modernos aposentos da Rainha Senhora D. Maria Pia. Esses livros, pela maior parte encadernados, foram muito danificados durante o período de abandono a que me refiro e de que muito se queixou Herculano. Em 1877 é demolido o passadiço que ligava o palácio com a Bibliotheca. Neste mesmo anno fallece em Val de Lobos Alexandre Herculano em resultado de um resfriamento contraído ao vir pela derradeira vez a Lis//bôa [f.8r.] visitar o imperador do Brasil. Por sua morte é nomeado bibliothecario de El Rei D. Luiz, encarregado  desta Bibliotheca, o secretario de El Rei, Magalhães Coutinho. Em 1880 delibera El Rei D. Luiz recolher a Bibliotheca Real no interior do palacio  da Ajuda, onde residia desde a sua coroação. Para esse fim se aparelharam e guarneceram de estantes as salas em que ao presente ella se acha, realisando-se a inauguração da casa nova no dia da Celebração do Centenário de Camões a 10 de Junho do referido anno. Em 1890 entram na bibliotheca os volumes que haviam sido da Bibliotheca Particular de El Rei D. Luiz e que El Rei D. // [f.8v.] Carlos adquirira pagando aos coherdeiros do rei seu pae a quantia em que judicialmente foram avaliadas as obras que taes volumes compreendem.
De que modo se achavam coordenados e catalogados os livros a cujo conjunto me refiro, constituindo o recheio total da Bibliotheca na ocasião da minha entrada nesta casa nos primeiros dias do mes de Fevereiro de 1895 ? Responderei com a possivel precisão.
Não havia inventario geral nem // [f.9r.] registo numerico dos volumes colligidos. Fizera-se com excessiva precipitação a remoção dos livros da antiga para a nova casa. Para base de coordenação dera-se apenas um destino simplistico e sumario às differentes salas: Theologia ­ Historia ­ Jurisprudencia ­ Bellas Letras ­ Sciencias e Artes ­ Miscelaneas e livros raros ­ Musica e Manuscrito.
Depois do quê se procedera tão rapidamente quanto possivel à collocação das obras nas estantes por ordem de materias e por dimensão dos volumes segundo // [f.9v.] a altura das divisões. Pela diferença da configuração das salas e dos armários, nenhuma correlação de analogia entre a disposição dos livros na casa velha e na casa nova. Nenhuma numeração nem qualquer outro sinal coordenador nas estantes, nas parteleiras ou nos volumes Os manuscritos não encadernados, em peças soltas, achavam-se promiscuamente em rimas a um canto da casa chamada de arrecadação. Os livros do espolio de El Rei D. Luiz, assim como alguns que a rainha Senhora D. Maria Pia fizera depositar na Bibliotheca achavam-se desordenadamente no chão da mesma arrecadação.//
(...) 

Sem comentários: