Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio


Poemas no Almanak das Musas

LANÇAMENTO | 17 mar. '16 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre
 
As composições do poeta luso-brasileiro Domingos Caldas Barbosa, publicadas nos volumes do Almanak das Musas (Lisboa, 1793, 1794), são reunidas e analisadas por Luiza Sawaya numa edição da Esfera do Caos. A obra é apresentada por Vanda Anastácio e a sessão conta com uma projeção de leitura de poemas do autor.
 
Desacreditado pelos intelectuais que o viam apenas como cantador de modas e encantador de plateias, Domingos Caldas Barbosa morreu sem receber o reconhecimento pela sua obra literária. Nesta obra, Luiza Sawaya realiza um estudo abrangente e inédito sobre a vida e a obra do Caldas, procurando integrar o poeta na História da Literatura Luso-Brasileira, ao mesmo tempo que nos oferece um panorama dos acontecimentos lite­rários e sociais do final do século XVIII em que este herdeiro de Horácio participou: a fundação da Academia das Belas Letras, a querela instigada por Bocage, a vigilância severa de Pina Manique, as caçadas e as festas dos nobres…
Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio... constitui a primeira edição moderna da obra poética erudita completa deste autor, acompanhada de um estudo crítico detalhado dos seus quarenta e um poemas, alguns considerados anónimos. Foram pela primeira e única vez publicados no Almanak das Musas, em Lisboa, em 1794.
 
Aos que pensam conhecer Caldas Bar­bosa como o mulato tocador de viola e sedu­tor de senhoras, este livro apresenta-o como um poeta de admirável cultura e grande dignidade. Aos que dão razão aos seus ácidos detratores, liderados por Bocage, este livro mostra que ele foi um inovador na transição do Arcadismo para o Romantismo.
 

Sem comentários: