Programa de rádio Encontros com o Património. 10ª Série: 7 de janeiro - «A admirável Biblioteca da Ajuda»

Com 3 Km de estantes, cerca de 150 000 espécies, manuscritas e impressas, entre as quais raridades e primeiras edições, a Biblioteca da Ajuda é um das mais antigas bibliotecas portuguesas, albergando uma importante colecção de manuscritos que inclui códices iluminados, atlas, crónicas e exemplares raros como o célebre Cancioneiro da Ajuda. A sua história atribulada – que remonta, pelo menos, ao século XV, então no antigo Paço da Ribeira – acompanha as vicissitudes da monarquia portuguesa e assiste à implantação da República para chegar até aos nossos dias com um impressionante acervo, visitável e acessível a todos os leitores.
O próprio espaço da Biblioteca – que não foi concebido enquanto tal mas adaptado para este fim em 1880 – é todo um hino aos livros, com cinco salas de elevado pé direito integralmente cobertas de estantes e galerias revestidas de livros e documentos, tectos decorados com pintura em trompe l’oeil com representação de alguns dos grandes vultos da literatura europeia e vitrines com peças provenientes da antiga oficina de encadernação da Biblioteca Real.
Neste espaço de silêncios e luz coada, onde impera o perfume de livros antigos, Manuel Vilas Boas conversa com Cristina Pinto Basto, Teresa Lança, Teresa Vale e Luís Ribeiro no próximo programa dos “Encontros com o Património”.




Link para a página do programa no site da TSF: http://www.tsf.pt/programa/encontros_com_o_patrimonio.html  - aqui encontra a emissão mais recente e todo o histórico dos programas já emitidos; é uma página para audição online, no site, e não permite fazer o download do programa.

Sem comentários: